FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 
        
        A  origem da Festa do Divino remonta ao final da Idade Média na Europa. Difundida  rapidamente por Portugal, foi introduzida no Brasil logo nos primeiros momentos  da colonização e rapidamente expandiu-se para várias regiões. Realizada 50 dias  após a Páscoa, a Festa do Divino celebra o dia de Pentecostes, simbolizando o  momento em que o Espírito Santo desceu do céu sobre os Apóstolos. 
          
          
        
          
        De todas as manifestações culturais  praticadas do Brasil, possivelmente a Festa do Divino seja a mais popular,  estando presente no calendário de milhares de municípios e povoados, nos locais  mais distantes. Realizada desde a formação do povoado até os dias de hoje; seu  calendário contempla a Folia da Cidade e a Folia da Roça.  
                    
          Comandada pela Imperatriz e pelo  Folião de Festa, ao longo de nove dias a Pomba do Divino pousa em inúmeras  residências dos devotos, onde os anfitriões oferecem um tradicional café à  centenas de seguidores que acompanham a Folia da Cidade. Simultaneamente, outro  grupo de fiéis realiza, à cavalo, o Giro da Folia da Roça pelas fazendas da região. Em  cada dia, há a celebração de uma missa e a realização de uma novena, atraindo  milhares de foliões. 
                  
          
           
                  
          No ultimo domingo, durante a noite,  acontece a Missa do Imperador, que celebra a solenidade de Pentecostes e a  passagem dos cargos à Imperatriz e aos festeiros do próximo ano. Antes da  Missa, o Imperador oferece um café em sua residência, de onde devotos seguem em  procissão até a Igreja Matriz. 
                    
        A famosa Cozinha do Divino também  merece um destaque especial na Festa. Todo ano são preparados almoços com  comidas típicas da região, que são oferecidos aos milhares de fiéis da cidade. 
         
          
           
         
          
           
         
          
           
         
          
           
         
          
           
         
          
          
          
         
          
           
          V o l t a r 
           
        
  |