PRINCIPAL EVENTOS
APRESENTAÇÃO
ARTE
CULTURA
LITERATURA REGIONAL PROJETO ABCERRADO LIVROS
REVISTAS
ARTIGOS
PESQUISAS

MÍDIA/CONTATO
EQUIPE




Apresentação:

Caros Cerratenses

Uma década depois que o historiador mor do Planalto Central, Paulo Bertran, nos deixou, um grupo de pesquisadores está lançando o Site WWW.CERRATENSE.COM.BR, em sua homenagem. Naturalmente, o objeto dessa pesquisa é a história ambiental da região de influência do Distrito Federal, englobando mais de 30 municípios nos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, que têm uma ligação cultural com Brasília e demais regiões administrativas.

Cumprida essa primeira etapa, a ação prioritária será a “alimentação” do Site, a ser realizada mensalmente. Desse modo, é imprescindível que os pesquisadores cerratenses contribuam com pesquisas, textos e artigos relacionados à cultura da região e patrimônio natural do Planalto Central.

VEJA O SIGNIFICADO DA LOGOMARCA


O grupo que ora se articula, ao longo dessa última década, viabilizaram inúmeros projetos bem sucedidos, tendo o trabalho de Bertran como inspiração, e sua obra como principal fonte de pesquisa.

O primeiro deles foi a “Estrada Colonial do Planalto Central”, cuja proposta era reconstituir um antigo trecho da Picada da Bahia que atravessava todo o quadrilátero Cruls, de leste a oeste, se iniciando em Formosa e seguindo até Corumbá/Pirenópolis, ambas em Goiás. Paulo Bertran deixou um mapa com todo este roteiro traçado, ainda não divulgado, que brevemente será disponibilizado num link de mapas.

Três anos depois, em 2008, foi a vez do Livro Estrada Geral do Sertão [01] que desvendava todo o trajeto de uma antiga picada que seguia para o desconhecido sertão brasileiro. Começava na cidade de Cachoeira localizada no Recôncavo baiano, passando pela Chapada Diamantina e Rio São Francisco (divisa BA\MG), para adentrar na capitania de Goiás pelo Vão do Paranã, e seguir para o Arraial de Meia Ponte e Vila Boa, antiga capital. O historiador Xiko Mendes, no Grande Sertão Veredas, juntamente com o artista plástico Otoniel Fernandes, no Rio são Francisco e Chapada Diamantina, foram determinantes na reconstituição de todo o trajeto da Picada da Bahia e construção do projeto.

Em 2009, foi ministrado o primeiro curso de aperfeiçoamento dos professores, da Secretaria do Educação do DF, “Na Rota das Nascentes” tendo como foco construir uma nova abordagem na história, colocando o nosso povo, a nossa região, no centro do processo histórico. A partir daquele momento, mais de 60 professores concluíram o curso e passaram a debater o tema em sala de aula de escolas públicas. Quatro anos depois, em 2013, foi lançado o livro “Na Rota das Nascentes: a história da região do DF” (Robson Eleutério), cujos conteúdos foram debatidos durante o curso.

Atualmente o Instituo Cerratense se didica à criação do Ecomuseu Pedra Fundamental e seu tombamento como partimônio histórico e artístico nacional. Em 2014 foi aberto um processo no IPHAN Distrito Federal, com a finalidade de avaliar tal demanda, tendo recebido parecer favorável, um ano depois, pelos seus técnicos. A etapa posterior será a realização de um inventário para avaliar questões técnicas e, depois, segue para a apreciação do Conselho do IPHAN nacional que poderá conder o título.

Obviamente, que ao longo desse período, um significativo número de valorosos pesquisadores realizaram outras pesquisas sobre o tema, bem como desenvolveram  inúmeros projetos interessantes.

Na construção da estrutura do Site foram criados links horizontais, veja alguns deles:

Agenda: destinado a divulgar as festas populares realizadas nos municípios da região (ex: Festa do Carro de Boi em Planaltina/DF, Festa da Moagem em Formosa/GO...).

Livros: espaço onde constarão dezenas de obras clássicas, indispensáveis para se conhecer a história do Brasil Central de uma forma mais aprofundada, e também haverá um espaço para os artistas e escritores locais.

Projetos: começará disponibilizando o conceituado projeto ABCerrado e Bicho Serrador, criado pelo Mestre Pau Pereira.

 

A esquerda do visor, em disposição vertical, foram criados os links:

Ecomuseu Pedra Fundamental: este link conta com textos dos pesquisadores da região, contemplando também um movimento em apoio ao Tombamento da Pedra como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, cujo processo encontra-se em tramitação no IPHAN [02].

Estrada Geral do Sertão: contém os roteiros Chapada Diamantina, Currais do São Francisco, Grande Sertão Veredas, Vão do Paranã, Águas Emendadas, Serra Dourada e Serra dos Pirineus - pretende aglutinar pessoas de todos essas localidades criando um intercâmbio cultural.

Patrimônios Naturais: contemplará, neste primeiro momento, os patrimônios naturais da região – Terra Ronca, Sítio Arqueológico do Bisnau, Águas Emendadas... –, explorando assuntos de interesse dos educadores com vistas à implementação de projetos interdisciplinares, como pré história, patrimônio imaterial, turismo sustentável, dentre outros.

Manifestações Culturais: criado com o objetivo de divulgar as ricas manifestações culturais praticadas pelo povo cerratense, algumas conhecidas nacionalmente.Daremos um destaque, neste primeiro momento, apenas aquelas praticadas na região de influência do Distrito Federal: Cavalhadas de Pirenópolis; Via Sacra de Planaltina/DF; Festa da Moagem e Carro de boi de Formosa e Água Fria/GO; Festa do Divino praticada em várias localidades; Dia do Doutrinado no Vale do Amanhecer-Planaltina/DF...


E por último links com a finalidade de divulgar expedições, caminhadas, passeio ciclísticos, cujo mote seja a história da região. A poesia, necessariamente, deverá ser contemplada em todos os espaços, assim começaremos com um poema escrito pelo poeta cerratense Nicola Behr, exclusivamente para o livro Pedra Fundamental: o marco zero da nova capital [03]
.

Vejam que para a manutenção de todos estes link (mais de 100, atualmente), com qualidade, será necessário a consolidação de um grupo de colaboradores, imbuídos da missão de contribuir, sempre que possível com poesias, textos, fotos, agenda de eventos, mapas... Já contamos com alguns colaboradores e novas adesões serão bem vindas!

Desse modo, esperamos que este Site seja um instrumento que possibilite a construção de novas representações da nossa história, colocando-a num papel de destaque na historiografia brasileira; valorize o nosso patrimônio (natural, material e imaterial); e contribua para desenvolver o sentimento de pertencimento do povo cerratense.

[01] Luiz Ricardo Magalhães e Robson Eleutério. Estrada Geral do Sertão, Brasília: Ed. Terra Mater.

[02] Projeto coordenado por Irineu Tamaio, Regina Fernandes, Robson Eleutério e Xiko Mendes.

[03] Robson Eleutério e Xiko Mendes (org). Pedra Fundamental: o marco zero da nova capital. Brasília: Ed. UNIFAM, 2012.

V o l t a r

 

Copyright © Portal Cerratense - 2017 - Todos direitos reservados.
ISSN -  2447-8601