PRINCIPAL EVENTOS
APRESENTAÇÃO
ARTE
CULTURA
LITERATURA REGIONAL PROJETO ABCERRADO LIVROS
REVISTAS
ARTIGOS
PESQUISAS

MÍDIA/CONTATO
EQUIPE


 

 

 


 

 

José Sebastião Pinheiro de Souza (Tião Pinheiro)
Cadeira 44 - Alaneg/Ride

1. Perfil
 
Nasceu em Monte Alegre de Goiás, no dia 9 de maio de 1954.  É membro das Academias Tocantinense e Palmense de Letras.
José Sebastião Pinheiro de Souza (Tião Pinheiro) – Jornalista, escritor, compositor, ativista cultural e pesquisador brasileiro,  tem títulos de Cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de Honra ao Mérito de Barra do Garças-MS.

Com cinco livros publicados, compositor com discos lançados e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Pádua, Amauri Garcia, Marinho Lima,  a argentina Belén Pasqualini, entre outros.  Trabalhou como repórter cultural nos jornais “Folha de Goyaz” e “O Popular”, ambos em Goiânia. É membro da União Brasileira de Escritores, Seccional de Goiás; e sócio da Associação Goiana de Imprensa. Seu nome está presente em várias enciclopédias, dicionários e estudos literários.  Participou de várias comissões de concursos literários, ganhou o Troféu Tiokó da União Brasileira de Escritores de Goiás, além de outras premiações.

Com a divisão de Goiás em dois estados, assumiu a edição do Jornal do Tocantins. Foi responsável pela implantação da redação do jornal em Palmas, onde reside desde 1997. Atualmente é editor chefe do Jornal do Tocantins e supervisor editorial do jornal Daqui e foi Coordenador de Jornalismo da CBN Tocantins.
Tião Pinheiro foi o autor regional indicado para o vestibular da universidade Federal do Tocantins em 2013/2 com a obra “De sonhos e de construção” que reúne poemas e foi lançado em 2008.
Em 2015 foi o autor regional homenageado no 9º Salão do Livro juntamente com o cartunista e autor da Turma da Mônica, Maurício de Souza.
 
Obras publicadas


Alma Leve – poemas -  2015
CD duplo - Alma Leve – 2015
De Sonhos e de Construções – poemas   -2008
CD  duplo - De Sonhos e de Construções – 2008
Calundu – poemas -  1989
Vôo Esperança -  poemas - 1984
Janelas – poemas -  1981

 

 

Copyright © Instituto Cerratense - 2017 - Todos os direitos reservados.
ISSN -  2447-8601